Natal

O gordo acorda a chamar pelo tio Tomás. Recebeu um barco e não dormiu mais a pensar nele. Visto-lhe as jardineiras e levo-o ao meu colo para aproveitar aquele calor da cama que ainda tem. Aperto-o com um abraço e deixo que me diga: "A mãe é querida querida querida!". Deixo para trás a L a dormir, e a recuperar da intensidade destes dias. "Não deviam receber tantos presentes" pensamos, sempre. Está na hora de esconder alguns para que aproveitem todos. Carros, pistas, barcos, livros... Uma casa de bonecas linda que a tia M fez para a L. Ursos com roupas para brincar. Tantas coisas lindas! Foram dias intensos, mas adorei. Adorei ver a cara da L de cada vez que chegávamos a uma casa, o esforço que faz para se portar bem, e como fica feliz por consegui-lo. Está a crescer. E é miúda. Uma birra é a mil à hora, com gritos e direito a pontapés. Demora a resolver, mas resolve-se com um bom castigo, no quarto. E depois muda 360º para a menina mais querida e amorosa que possam conhecer. Ajuda a pôr a mesa, ajuda a levantar a mesa. Diz "Obrigada Mãe" a rir e com os olhos muito abertos. É uma boa menina.

Chegamos ao fim do ano, e com ele, os infindáveis balanços. Tenho muitos. Foi um ano vivido tão intensamente e tantas coisas aconteceram que preciso de as assimilar. Sem dúvida um ano óptimo. Ontem pensava; hoje estaria com um barrigão, a poucas semanas de ser mãe outra vez. Serei, daqui a uns tempos. Um dia.

Também sei que para isso a minha vida vai ter que mudar. E 2013 vai ser o ano de equilíbrio.
Encontrar o verdadeiro balanço entre a vida familiar e as nossas sessões. Avançar para as parcerias e estruturar o Ties. Avançar para assumir que isto não pode ser um trabalho só meu. Ser generosa, partilhar, querer mais para todos estes projectos.


3 comentários:

  1. Muito bonita a sua reflexão e as fotos estão lindas.O desejo de um ano 2013 cheio de coisas boas e a concretização de muitos sonhos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Sou visitante do seu blog e, claro, sou admiradora do seu trabalho e gosto muito dos episodios passados com os seus filhos. Hoje, e como sempre, o seu texto esta excelente. Um bom ano.
    Este proximo ano, para mim sera tambem o inicio de um projecto (http://coelhinhopompom.blogspot.pt/), e hsitorias como a sua sao sempre inspiradoras.

    ResponderEliminar