Centro do Bebé

Hoje foi o último dia do Programa dias Felizes no Centro do Bebé! Conheci a Constança no dia do casamento da Mafalda, uma noiva "minha", que casou em Outubro passado; Eu estava com 23 semanas, e todos muito preocupados com os meus agachamentos! Sobrevivi, e fiquei a conhecer as mentoras do espaço cegonha, e a Constança, especializada nos bebés.
Nasceu o Sebastião e pouco tempo depois a Constança, a montar o novo espaço dela o Centro do Bebé, desafiou-me a vir participar neste curso, "Programa dias Felizes", para falarmos sobre a amamentação, cólicas, rotinas de relaxamento da mãe e do bebé, ritmos de sono, colo e vinculação; aprender também a técnica da massagem shantala. Fiquei muito contente, seria preciso chegar ao terceiro filho para finalmente fazer um curso de pós parto? Ainda bem que sim, porque este foi perfeito!

Não tinha pensado em nada, peguei no miúdo, enfiei-o no sling, e lá fomos nós, de cabeça e coração abertos para receber tudo o que a Constança tinha para nos dar.

O espaço está fantástico: paredes brancas, fotografias no corredor, livros que apetece abrir e ficar a ver e a ler horas a fio, é bonito e recebe-nos sempre com um grande sorriso.
Éramos 6 mães, cada uma sentada no seu colchão, cada uma com o seu bebé, cada uma de sorriso na cara e a olhar embevecidas. Todos eles entre as 3 e 12 semanas! A primeira coisa que a Constança nos disse foi que durante aquela hora e meia os bebés choravam, mamavam, recebiam mimos, o que fosse necessário, estávamos à vontade ali. Todas relaxamos, todas demos de mamar, todas embalámos, todas massajámos, todas demos beijinhos, tivemos mil dúvidas, debatemos temas, ajudámo-nos. A verdade é que passava da hora de terminar a sessão e ali ficávamos todas, relaxadas, mais os nosso bebés, ainda mais relaxados, na conversa, e ninguém fazia questão de sair. Foi óptimo para estabelecer com ainda mais convicção a certeza de que quero e consigo dar de mamar a este baby durante algum tempo (pelo menos 6 meses), mesmo estando a trabalhar; Foi muito bom compreender que durante pelo menos 3 meses o bebé ainda precisa de muito colo, de se sentir aconchegado, do nosso calor, e que, acima de tudo e contrariamente ao que tanto se diz e se assusta as mães, não cria qualquer habituação: não faz mal dar colo! Só faz bem, fá-los crescerem seguros e confiantes! A Constança ensinou-nos técnicas para ajudarmos os nossos bebés a relaxarem (e nós também), o sshhh, o embalo, virar o bebé para uma parede branca, aprender a conhecer os estados de sono, antecipar o cansaço e o excesso de estímulos; aprendi a fazer o "protocolo das cólicas" como medida de prevenção, e a massagem shantala que faço todos os dias para baixar os nivéis de stress do Sebastião. E é um óptimo momento a dois!

Aprendi que o Sebastião ia passar por picos de crescimento, e que nessa fase vai querer mamar mais, e devo dar sempre que precisar, para reajustar a produção de leite às novas necessidades dele. (Com o Xavier achei que ele tinha fome nessa altura, demos-lhe suplemento e 15 dias depois fiz uma mastite e deixei de dar de mamar); aprendi tanto, tanto, tanto!

Ficamos todas a desejar que o curso não terminasse nunca, e que todas as terças feiras nos pudéssemos reunir e continuar na troca de dúvidas e experiências. Vale tanto a pena, e também para combater o isolamento dos primeiros meses de vida do bebé, pode ser muito duro, pode ter um impacto gigante numa mulher, e muda tudo poder falar sobre isso, poder ouvir outras mães e ter a ajuda da Constança!







1 comentário:

  1. Eu fiz um curso de massagem do bebé com a Constança e também me ajudou imenso, a estar à vontade com a minha filha (a primeira), a perceber que a maternidade não é algo automático ou imediato... sobretudo, ajudou-me a ser mãe. A Constança é realmente especial... e marca as vidas das pessoas por quem passa.

    ResponderEliminar