As rotinas, o sono e a Graça

A Graça fez 11 meses, está oficialmente há um mês sem mamar e a adaptar-se cada vez melhor ao biberon e às novas rotinas.

Tem sido um desafio conhecê-la desde que deixou de mamar: mamar era pedido em todas as ocasiões e era a resposta para tudo o que se passava com ela.
O que nos leva agora a todo outro percurso, quem é a Graça sem a maminha? Como é que se acalma um bebé que não usa chucha? Como vão correr as noites?

Este mês temos aprendido imenso com ela, muito por tentativa e erro, mas percebemos que o truque estava em alguns factores:

-tomar banho sem os manos
-tomar banho depois do jantar
-ter a casa (crianças) tranquilas nesse processo
- e outros momentos relaxantes na rotina da Graça: uma história, uma canção de embalar, um colo mais demorado e até, dançar.

No fundo, o factor "banho" e pensar em momentos e coisas que promovam o relaxamento era a chave para nos concentrarmos melhor. Era o factor calmante e estavamos a gastá-lo muito cedo, e com demasiadas brincadeiras pelo meio.


Fomos desafiados pela Johnson's a ter uma boa noite de sono com a nova Gama Bons Sonhos. A gama é composta por gel de banho, shampoo, lição e óleo.
Comecei logo a pensar que era óptima ideia: a Graça vê-me preparar o banho: a água cai para a banheira enquanto faz espuma, vou despindo e calmamente a deixo entrar e explorar.
Acho que uma música calma seria também um óptimo aliado.
A espuma transforma-se num brinquedo incrível: a Graça tenta agarrá-la e acha piada à textura, é branca e por isso mesmo não estimula em excesso.
Todos os passos do banho são feitos sem pressa e com uma voz sempre calma. Vou conversando com ela. Afinal é um momento-chave também na vinculação da relação mãe/pai- bebé.

Parece que isto é tudo normalíssimo, e que nem precisamos de pensar no banho: dá-se e pronto. Mas tenho aprendido com todos os meus filhos que é nestas coisas mais básicas do dia-a-dia, que está escondido as melhores coisas da maternidade. E por isso há que saboreá-las.


Assim que saímos do banho passamos a um desafio diferente: se o banho estava a ser tão relaxante porque é que agora ela não pára quieta e nem a fralda me deixa pôr?

Tempo: mais tempo e menos pressas: olho para o óleo e penso em massagem. Como ela deixar, em andamento, a gatinhar ... pouco a pouco vai estando mais sossegada de novo, visto o pijama e estamos prontas para uns beijinhos, um colinho e cama.

Nem sempre chora, nem sempre a embalo, mas o essencial está lá: rotinas que ela vai conhecendo, cheiros [Lavanda e Camomila, estão nas propriedades desta Loção da Johnson's Baby Bons Sonhos] que irá sempre associar a este momento, poucas pressas e gozar mais estes momentos.


A Graça tem vindo a fazer este percurso de uma forma muito tranquila: de semana para semana vai dando noites melhores, já são mais os dias em que nunca acorda durante a noite do que aqueles em que acorda. 


















Vamos continuar a usar a Gama Johnson's Bons Sonhos e a dar-vos feedback desta experiência!


Até já!

3 comentários:

  1. Catarina, a Graça já não "come de noite"? Nem um biberão?

    ResponderEliminar
  2. Que querida está a Graça :)

    A minha agora não quer tomar banho, vou experimentar na banheira grande, com pouca agua e espuma a ver se acha mais piada

    Não consigo é deixar a maminha, mas mais poor mim que por ela. passo 10 horas por dia longe dela, pelo que preciso desse momento :)

    Obrigada pela sua partilha destes momentos tão bons.

    ResponderEliminar
  3. Está linda, linda! Pois cá em casa estamos igual à Magda. A Sofia detesta o banho e não sei o que fazer...

    ResponderEliminar