NEWSLETTER

© 2017 by Ties. Proudly created by JLDesign

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

//

Margarida Velez & Francisca

February 21, 2018

 

[clique na imagem para slideshow]

A Margarida é a cara, a cabeça e o coração da Engomadoria Tradicional Deixa o Amor Passar, situada no Bairro de Alvalade.

 

 

A Margarida tem 39 anos e  é mãe da Francisca, que tem dois anos e meio, uma miúda feliz e de sorriso fácil como a mãe.

 

Quando cheguei a sua casa foi ela quem me recebeu, esta mini pessoa simpática e bochechuda, que me convidou logo para entrar na cozinha, a Francisca saltita, de jardineiras desapertadas e rabo de cavalo.

 

 

 

 

 

 

[A Margarida gosta de coleccionar objectos antigos- esta é uma tostadeira que era da avó] 

 

Ao longo das fotografias desta manhã que passamos a três, a tentar conhecer um pouco mais do que move a Margarida, consigo entender a garra e a genica destas duas mulheres. A força interior e a alegria aliadas ao FAZER ACONTECER.

 

A história da Margarida tem momentos dolorosos, mas que, com toda a magia, se transformam em vivências bonitas, esperançosas e de força.

 

Sempre foi escuteira, o que lhe deu logo um sentido social e de entre-ajuda enorme.

Enquanto trabalhava como comercial na área de vendas durante o dia, sempre com foco na relação tirava o curso em horário pós laboral, de Psicologia de Justiça e Reinserção social. Aos 18 anos já vivia sozinha e era uma mulher independente, sempre super focada na vida profissional.

 

 

[sítios preferidos para comprar roupa para a Francisca: Feira do Relógio e a KID TO KID

Jardineiras- a peça essencial ] 

[a Francisca tem duas meias-irmãs que AMA] 

 

A influência da Avó paterna, uma mulher com quem tinha grande ligação, foi uma vivência muito marcante para a Margarida, já que a perdeu aos 12  no seu dia de anos.

 

Com um irmão mais velho e uma mãe pouco presente, com quem nunca se ligou, o Pai e a Avó são as figuras centrais na vida da Margarida. 

 

Mais tarde aparece a pessoa certa, um grande amor, decide ser mãe. Diz que é pela família, e aqui vejo a Margarida respirar fundo. 

Conta-me que a gravidez correu lindamente, foi impecável e um parto na MAC de mãos dadas com uma outra mãe de outra etnia em trabalho de parto. 

 

As memórias que guarda desse dia são parecidas com as que eu guardo também. Olhar para o relógio da sala de partos, marcava as 2 horas da manhã- assim nasceu a Francisca, no dia dos anos da sua avó. 

 

Das coisas mais difíceis de ultrapassar na maternidade foi a amamentação. 

Precisava de voltar depressa à liberdade antiga. Um momento difícil e que fez secar o leite foi a chegada de uma inesperada rescisão do contracto de trabalho, passados 3 meses da Francisca nascer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O caso foi parar a tribunal e a Margarida ganhou, o que a deixou num ponto de mudança e viragem na sua vida profissional. Assim que o subsídio de desemprego começou a teminar, e durante uma tarde em que estava a passar a ferro (uma actividade que adora), fez-se luz. Caiu uma Joaninha em cima do lençol e a Margarida, com esta sensibilidade especial, percebeu por onde seria o seu caminho.

 

De mangas arregaçadas, contra as ideias da sociedade e dos amigos, a Margarida pediu o resto do subsídio e os apoios para a criação do próprio emprego. 

 

Assim foi. 

 

"Uma engomadoria? Todos lhe perguntavam. Mas tu vais passar a ferro o resto da vida?"

 

A pouco e pouco a Margarida conseguiu crescer, e recorreu a uma medida muito especial: inserção no mercado de trabalho de pessoas com pequenas deficiências.

 

A sua marca tinha que ser diferente: voltar ao tradicional, aos cheirinhos no serviço de engomar, uma relação familiar com o cliente. 

 

Vamos acompanhar este projecto incrível?

 

5 dicas para empreendedores:

1-Não ter medo de arriscar

2- Ignorar as vozes que não nos ajudam

3- Acreditar no teu projecto

4- Traçar um plano real

5- Ter um bom parceiro para suporte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

NEWSLETTER

​ÚLTIMOS POST

November 12, 2019

Please reload

SOBRE NÓS

Olá, sou a Catarina! Tenho 31 anos, cresci e vivo em Lisboa, esta cidade linda que nos faz imensamente felizes.

4 filhos bons, muito bons. A primeira aos 23, e a última nascida aos 29.

LER MAIS >

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

ARQUIVO

INSTAGRAM

Please reload

WORK

TRAVEL

FAMILY