NEWSLETTER

© 2017 by Ties. Proudly created by JLDesign

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

//

Vista Alegre

October 6, 2018

Olá a todos!

 

Hoje venho com um pedido especial, sobre a 11ª Edição dos prémios REGIOSTARS 2018.

Vejam sobre a nossa estadia em Fevereiro neste post

 

 

 

 

 

 

O nosso Museu da Vista Alegre é finalista e podemos todos dar uma ajuda com o nosso voto. Estivemos lá em Janeiro e ficamos encantados com o projecto, que entretanto deixo em baixo mais informações para vocês verem.

PODEM VOTAR NESTE LINK


Os Prémios REGIOSTARS, são um projecto da Comissão Europeia que tem como objetivo identificar boas práticas em desenvolvimento regional e destacar projetos “originais, inovadores, atrativos e inspiradores” para outras regiões.
 

O projecto candidatado incide na Requalificação e Ampliação do Museu da Vista Alegre. Mas, o Museu foi apenas o percursor de toda a requalificação do chamado “Lugar da Vista Alegre”, que recupera mais de três séculos de história e os quase 200 anos da vida de uma das marcas fundamentais da indústria portuguesa, permitindo a preservação de uma herança cultural, que salvou a marca e aumentou a atividade turística e a dinâmica social e económica da região.

A intervenção no Lugar da Vista Alegre incluiu essencialmente a edificação do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, com a recuperação e integração do antigo Palácio, a ampliação e remodelação profunda do Museu Vista Alegre, a modernização da Fábrica da Vista Alegre, a requalificação da Creche, enquanto Serviço Educativo de Manufatura e Pintura, a reabilitação do Teatro Vista Alegre, o restauro da capela seiscentista de Nossa Senhora da Penha de França e da sua contemporânea Fonte do Carrapichel (1693), marco do nascimento do topónimo Vista Alegre e abrangeu ainda uma área de edificado composto por algumas secções da fábrica e pelos edifícios contíguos, nos quais se instalam as lojas da Vista Alegre e da Bordallo Pinheiro, e ainda a loja da fábrica.

No global todo o lugar foi alvo de melhorias incluindo o próprio bairro operário, tão característico da marca e que tem um plano de recuperação total em curso, para o integrar parcialmente na oferta turística, ou também por exemplo, a ponte de madeira que liga a Vista Alegre às Gafanhas, cujas origens remontam a 1835, ainda obra do fundador, mas que foi destruída por um temporal pouco tempo depois, só reconstruída em 1979 e agora, em 2015, foi alvo de importantes obras de reforço e manutenção pela Câmara Municipal de Ílhavo.
 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

NEWSLETTER

​ÚLTIMOS POST

November 12, 2019

Please reload

SOBRE NÓS

Olá, sou a Catarina! Tenho 31 anos, cresci e vivo em Lisboa, esta cidade linda que nos faz imensamente felizes.

4 filhos bons, muito bons. A primeira aos 23, e a última nascida aos 29.

LER MAIS >

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

ARQUIVO

INSTAGRAM

Please reload

WORK

TRAVEL

FAMILY

LISBON GUIDE

MOTHERHOOD

KIDS

BRANDS

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon