NEWSLETTER

© 2017 by Ties. Proudly created by JLDesign

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

//

Quando o Pai é tripulante

October 31, 2019

Viver em família quando um dos pais é tripulante de cabine (comissário de bordo/ hospedeira/ assistente de bordo) pode ser um desafio, e por vezes, difícil.

 

O Miguel é comissário de bordo há 11 anos na TAP, como alguns sabem.

 

As perguntas têm surgido: como é a nossa logística familiar? Como é possível ter uma família numerosa no meio de tanta inconstância na presença do pai? Como faz a Catarina? Qual é a ligação dos filhos com o pai?

 

O Miguel faz voos de longo (Américas / Áfricas) e médio curso (Europa, etc). Voa 5 dias e folga 2; os fins de semana também são dias de trabalho assim como os feriados. 

 

Tem mais alguns dias de férias que o normal (para os trabalhos regulares) numa óptica de compensação pelos fins de semana e feriados. É "obrigado" a tirar 3 períodos de férias por ano com limitação até 12 ou 13 dias (falando por alto), dois desses períodos em época baixa.

 

No entanto, não leva trabalho para casa (how cool is that?), por isso o seu tempo em casa é para a família. 

Sim, não há qualquer garantia de Natal, Páscoa, anos dos filhos, da mulher do periquito. Pronto, mas também não é drama nenhum :) Com calma, ajustamos a vida!

 

O Miguel consegue estar presente para os filhos: MUITO. Parece que não, mas é a verdade, ele pode ir pôr e ir buscar as crianças, almoçar com elas até, fazer um programa nos dias da semana em que está de folga. Ele também faz as compras cá de casa, tem tempo para isso nas folgas, é também o meu braço direito nalgumas boleias e montagens de sessões. 

 

Como eu trabalho por minha conta, posso tirar uma manhã, um dia, uma tarde para estarmos os dois sem os miúdos à nossa volta, nos dias de semana. How good is it? E geralmente quando ele chega já temos saudades um do outro- melhor que isto para um casamento ? Acho que não existe!

 

Agora... as coisas menos boas: enquanto os nossos filhos não estavam na escola primária e podiam faltar à creche, eu consegui manter o trabalho aos fins de semana (vocês sabem que fotografa de famílias tem esta condicionante complicada), para compensar tirava um dia da semana para estarmos todos juntos.

 

Assim que nasceu a Graça e a Leonor entrou na primária tudo isto teve que mudar. Não foi automático, mas a minha gestão de fins de semana passou a ficar caótica. Tive que repensar muitas coisas. O facto dos planeamentos do Miguel saírem apenas 15 dias antes do mês começar provocava o caos na minha agenda e na minha gestão de trabalho.

 

Deixar 4 crianças constantemente com os avós aos fins de semana não era uma opção válida nem realizável. Uma vez por outra, sim, mas como modo de vida não fazia sentido para mim. 

 

Até conseguir implementar a regra de não trabalhar aos fins de semana passei por períodos de stress imenso. O Miguel ir voar começava a ser sinal de caos pra mim. Não era possível continuar assim. Sentia que dos dias da semana e as tarefas de ir pôr e ir buscar as crianças à escola, o chicote da rotina, do deitar cedo, gerir as birras, fazer tudo sozinha, não era tempo de qualidade como mãe dos meus filhos. Precisava deles ao fim de semana, sem os meus horários de trabalho, sem nada. Só nós.

 

Assim que consegui implementar mais regras e gerir menos volume de trabalho, tudo se tornou mais viável.

 

Claro que escrevo isto com as crianças mais crescidas, porque houve mesmo tempos difíceis, agora todos dormem bem, agora todos ajudam um pouco, só há uma mini diva para amparar. 

 

É possível, é viável e pode ter coisas muito, muito boas!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 imagens: DIDA 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

NEWSLETTER

​ÚLTIMOS POST

November 12, 2019

Please reload

SOBRE NÓS

Olá, sou a Catarina! Tenho 31 anos, cresci e vivo em Lisboa, esta cidade linda que nos faz imensamente felizes.

4 filhos bons, muito bons. A primeira aos 23, e a última nascida aos 29.

LER MAIS >

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

ARQUIVO

INSTAGRAM

Please reload

WORK

TRAVEL

FAMILY

LISBON GUIDE

MOTHERHOOD

KIDS

BRANDS

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon